sábado, 19 de setembro de 2009

Depressão e Ansiedade

Tema: Depressão e Ansiedade
Formador: Dr. Adriano Gordilho ( Psiquiatra/ Geriatra/ Neurocientista ) coordenador do Grupo de Oração “ Médicos que oram”.
* Mª Anete Marçal de Sousa¹
Resumo da formação
Como o Senhor Deus enxerga a polêmica entre FÉ e CIÊNCIA?

Eclo.38 ( Médicos e medicinas )

· Emoções disfuncionais ( desânimo, tristeza, medo, angústia, ansiedade, raiva, ciúme )
· Comorbidade entre Depressão e Ansiedade ( transtorno de pânico, transtorno obsessivo, transtorno de ansiedade social,transtorno de estresse pós-traumáticos)
· Depressão e Ansiedade apresentam fatores comuns: medo, angústia, falta de apetite, bulimia, problemas digestivos, diarréia, prisão de ventre etc...
· O campo da área Física não está dissociado das demais áreas ( alma e espírito ) pois também este campo está diretamente ligado ao Psique. Nós somos unidos em nossas áreas tridimensionais .
· Sistema de ansiedade dividido em duas partes a parte Psicológica ( medo, apreensão, pouca concentração )e a parte Física ( inquietação, dor de cabeça, sudorese, falta de ar..)
· 1ª atitude para socorrer alguém que está passando mal em meio a assembléia lotada: retira-se a pessoa para um lugar arejado e/ou ventilado, acalmar , dar água potável, e se tiver um médico por perto, deverá ser acionado para que possa dar início a alguns procedimentos do campo específico da área da saúde: medir a pressão etc...
· Depressão – Principais sintomas: Insônia , Hipersonia ( muito sono, o indivíduo dorme sempre, sentimento de inutilidade, tristeza excessiva )
· A doença não é plano de Deus. A origem da doença está diretamente ligada ao pecado, o que ocorre é que muitas vezes o Senhor Deus utiliza da doença para aproximar mais o homem do campo da FÉ.
· Importante quando a Depressão está em estágio muito forte: tentativa de morte por exemplo. O paciente deverá logo ser encaminhado para um psiquiatra pois o trabalho deverá ser conjunto FÉ e CIÊNCIA.
· Ansiedade: ocorre com mais freqüência nas mulheres, adolescentes e adultos. Apresentam alguns sintomas como: medos diversos e medo de sentir medo, previsões de acontecimentos negativos etc...
· O que é a Ansiedade?
É uma reação adaptativa frente a proporção de algum inimigo real ou ireal.
· A ansiedade diferente dos que muitos pensam, é dom de Deus. Porém , apenas para reagir em situações de perigo reais ou ire ais.
· A ansiedade é boa em níveis moderados
· Precisamos curar os sintomas da ansiedade pois a medida que ficamos ansiosos o nosso raciocínio cai...


Obs: nós carregamos para toda a vida, as matrizes de amor, de cuidado, de atenção que recebemos ainda criança dos nossos pais e das pessoas queridas da família...Se as matrizes não foram de amor, ai está o perigo.


OBS 1: Vulnerabilidade é uma palavra constante para um portador de ansiedade.
OBS 2: importante saber que a criança com dias de gestação já sabe se é querida ou não, se é desejada ou não, se é amada ou não.

Tratamento para Depressão:
· Psicoterapia
· Terapia cognitiva
· Terapia comportamental
· Farmacoterapia
· Terapia de família
· ECT

Os novos achados da Neurociência para o tratamento:
· Luz da aurora e a química do despertar saudável ( quartos sem ventiladores e condicionadores de ar e sim janelas )
· Alimentação rica em Omega 3 ( peixes )
· Atividades físicas: a caminhada é muito importante
· Convívio social
· Fé
· Música e dança

Quem são os alimentos ricos em Omega 3?
1. Óleo de granola
2. Cavala
3. Agrião
4. Brócoles
5. Todos os tipos de peixes

O HOMEM DE FÉ

PENSO - SINTO -ME COMPORTO
“ Tudo posso naquele que me fortalece” - Confiança -Tudo funciona bem
“ Em Deus eu tudo posso” - Esperança - Funcionalmente
“Sou feliz em Cristo Jesus” - paz -Equilíbrio

Sabemos que na bíblia inúmeras vezes aparecem os termos “ nada temas” ou “não temas”. E também nos salmos muitas palavras de conforto e confiança. A Palavra de Deus também é fonte de cura assim como os sacramentos ( principalmente a EUCARISTIA). Tomemos irmãos a exortação de Livro de Eclo. 38 a respeito da importância da medicina em nossas vidas, e tomemos também a Palavra de Deus para nos auxiliar nas nossas preces de súplicas por todos os doentes de Depressão ou ansiedade ou outras enfermidades. O HOMEM QUE TEM FÉ VIVE MAIS E VIVE MELHOR! Porém sem negligenciar os cuidados com a saúde...


1. Graduanda - Pedagogia/UFBA
8º Semestre.

Nenhum comentário: